quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Zoológicos, lugar de gente ignorante





Visitar animais enjaulados, sentir prazer em vê-los em ambientes frios e sem vida, rir da miséria o qual se encontram, o enquadra em um ser humano profundamente ignorante, que segue indiferente ao sofrimento alheio. 

Muitas pessoas estão em um grau elevado de indiferença, e tão a margem de tudo no que se refere ao outro. Quando digo outro, não me refiro a outras pessoas e sim, a outros seres. O mundo humano criou uma redoma de ignorância capaz de cegar pessoas ao ponto de produzirem efeitos tão negativos a sua volta e a si mesmos.


Zoológicos é a clara expressão da imaturidade humana misturada ao primitivismo. Por mais que nos tornemos humanos Hi-Tech a cada dia, ainda sim, existe um longo caminho para percebermos e enxergarmos o quanto somos primitivos e egoístas. Trancafiar animais para nos servir  de palhaços, não nos faz hoje dignos de ser chamados  de  racionais. Usamos como desculpa para  aprisionamento de animais vários argumentos, que podemos dizer, superficiais e incoerentes, argumentos esses, que convencem apenas aqueles que tiveram sua inteligência e processo cognitivo sabotado desde seu estado fetal.  


Um dos argumentos mais rasos é afirmar que zoológicos tem finalidade   didática, o que cai por terra quando: o princípio de uma boa educação ambiental é  ensinar a respeitar os animais, respeitar seu habitat, seu silêncio, seu espaço. Coisa que nenhuma excursão com mais de 20 alunos histéricos irá promover a uma visita ao zoo. 

"Quer aprender sobre a vida, como se comportam, o que comem? Hoje no Globo Repórter!" 

A internet está aí, sem precisar sair da frente do computador, visitando ambientes reais de inúmeras espécies,  através de vários sites, de várias emissoras, até pelo seu Smartphone. Não precisamos invadir, traficar, violar direitos de vidas para satisfazer instintos subversivos, talvez inerentes a alma humana. A existências de Zoológicos, seja particular ou não,  é responsável pelo tráfico mundial de animais, onde separam mães, matam famílias, acabam com todo um bioma local, assim, deixando esse mundo mais desértico a cada dia.    


Outro argumento sem sentido é, que a maioria dos animais são resgatados de ambientes hostis. Ué, o  que é  mais hostil que um zoológico? Jaulas apertadas, ambiente urbano, gente xingando, cuspindo, jogando coisas, barulho.   Pergunto: como alguém vai se recuperar, sem paz, sem o convívio dos seus, e uma série de inconvenientes para uma real  recuperação?  

Se foi resgatado de um circo, ainda sim, palhaço será, pois frequentadores de zoológicos não se distinguem de admiradores de picadeiros, são pessoas extremamente grosseiras, vazias e sem questionamentos.  


Pra finalizar, animais em extinção não precisam de espectadores e sim de paz. Para promover isso, só Santuários.  teriam sim, o intuito verdadeiro de preservação e não de exploração dos já explorados, pela ignorância bestial humana. 

Jota Caballero 

Comentários
0 Comentários

Humanos, a própria destruição

Imagem decadente O contrassenso  faz à espécie humana mais destruidora de todo ecossistema. É difícil sendo humano, estabelecer um re...